Igreja SUD Mundial

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com sede na cidade de Salt Lake, USA, tem cerca de 12 milhões de membros. Mais da metade dos membros moram fora dos Estados Unidos.

Neste Blog estou aqui para dá nóticias de todos os lugares da Igreja Sud e tornar este Blog o seu kantinho para todos os leitores.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Maneiras de Conservar o Vigor

 
VESTUÁRIO E APARÊNCIA
Fazendo Compras
REBECCA RICHTER
Vistam-se com recato para demonstrar respeito a Deus e a si mesmos. Nunca diminuam seus padrões de vestimenta, qualquer que seja a ocasião. Não desfigurem seu corpo com tatuagens ou piercings.
Eu e minha mãe estávamos fazendo compras quando achei uma saia preta que adorei. Fui prová-la e mostrei a minha mãe. Após um momento de hesitação, ela disse: “Becky, acho essa saia um pouco curta”. Respondi que não concordava e garanti que todas as meninas da escola estavam usando modelos semelhantes — alguns até bem mais curtos. Durante vários minutos, tentei convencê-la a gostar da saia.

Por fim, minha mãe disse com firmeza: “É curta demais. Não vamos levá-la. Vá trocar de roupa”.

Não entendi o motivo de tamanha ridigez, principalmente por sentir-me amadurecida o bastante para decidir por mim mesma o que vestir. Esse incidente estragou o restante do passeio e, na volta para casa, não trocamos uma palavra no carro.

Por fim, minha mãe rompeu o silêncio: “Becky, o que me levou a vetar a saia é que ela não se parece com você. Era curta demais e não espelhava quem você é de verdade — uma filha de Deus”.

A explicação de minha mãe me ensinou um princípio que nunca esquecerei. Sou filha de Deus e tudo o que eu fizer e vestir reflete o que acho de mim mesma e que sentimentos tenho pelo Pai Celestial e meu Salvador.

O uso de roupas recatadas é algo com que me debato constantemente, mas sou grata por não ter cedido e comprometido meus padrões. Sei que se compreendermos verdadeiramente que somos filhos de Deus, venceremos o desejo de nos vestir como o mundo.

DIVERSÃO E MÍDIA
Escolham diversões sadias. Evitem qualquer coisa que seja de alguma forma vulgar, imoral, violenta ou pornográfica. Comprometam-se a guardar os padrões de Deus.
Com tantas formas de entretenimento a nosso dispor, as escolhas podem até nos causar vertigem. Eis algumas sugestões para ajudar-nos a optar por diversões edificantes:

1. Antes de começarem a jogar um videogame ou ver um filme, pesquisem o conteúdo e a classificação etária.
2. Perguntem a si mesmos se o jogo ou filme contém cenas ou partes contrárias aos padrões, seja qual for a classificação. Mantenham distância de qualquer coisa que afugente o Espírito.
3. Se o conteúdo se revelar impróprio, é perfeitamente aceitável sair do filme, desligar o aparelho ou parar de ler o livro.
4. Procurem jogos, filmes e músicas edificantes e intelectualmente estimulantes.
5. Descubram o mundo que existe longe da televisão, telefones celulares e computadores, fazendo caminhadas ao ar livre, praticando ciclismo, aprendendo novas habilidades ou explorando outras culturas.
6. Privilegiem as atividades que mantenham sua mente ativa e seu corpo em forma.
Quais são os padrões de Deus que podem-nos guiar ao escolhermos atividades recreativas? “Se houver qualquer coisa virtuosa, amável, de boa fama ou louvável, nós a procuraremos” (Regras de Fé 1:13).

MÚSICA E DANÇA
Ouçam músicas que os aproximem do Pai Celestial. Não ouçam músicas que incentivem a imoralidade, valorizem a violência ou usem linguagem ofensiva. Ao dançar, evitem o contato pleno com o corpo de seu par ou movimentos sugestivos.
“Meus jovens, vocês não podem dar-se ao luxo de encher a mente com a música degradante de hoje. Ela não é inócua. É capaz de atrair para o palco de sua mente maus pensamentos que se embalarão ao seu ritmo, o mesmo ritmo que pode influenciar as suas ações. Vocês se degradam ao se identificarem com as coisas que, às vezes, acompanham a música radical: o desleixo, a irreverência, a imoralidade, os vícios. Não se rebaixem a esse tipo de música.”

Presidente Boyd K. Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, “Boa Música, Bons Pensamentos”, A Liahona, abril de 2008, p. 33.

Visite www.lds.org/churchmusic para ouvir hinos, baixar arquivos musicais ou aprender mais sobre música.

LINGUAGEM
Usem uma linguagem que edifique, incentive e enalteça aos outros. Usem o nome de Deus e de Jesus Cristo com reverência e respeito. Não usem linguajar ou gestos profanos, vulgares ou grosseiros.
“O diálogo constitui a base das atividades sociais entre amigos. As conversas podem ser alegres, amenas, sérias ou engraçadas. Mas jamais devem ser maliciosas, grosseiras ou obscenas se formos seguidores sinceros de Cristo. (…)

[Qualquer pessoa] que precise recorrer a esse tipo de linguajar revela de imediato a pobreza de seu vocabulário. Mostra não dispor de riqueza de expressão suficiente para se expressar a contento, sem partir para grosserias ou vulgaridades. (…)

Não digam palavrões, não sejam profanos e abstenham-se de piadas indecentes. Não participem de conversas permeadas de palavras vis e imundas. Vocês serão mais felizes se agirem assim e o seu exemplo fortalecerá outras pessoas.”

Presidente Gordon B. Hinckley (1910–2008), “Take Not the Name of God in Vain”, Ensign, novembro de 1987, p. 48.

NAMORO
Não namorem até que tenham pelo menos dezesseis anos de idade. Namorem apenas quem tiver padrões elevados. Quando começarem a namorar, saiam em grupos ou em pares. Planejem atividades que os ajudem a permanecer próximo do Espírito do Senhor.
As melhores atividades em grupo são as planejadas com antecedência, porém informais, baratas e divertidas. Sejam criativos; os jovens gostam de algo que ofereça variedade e lhes permita conhecer outras pessoas e ao mesmo tempo se divertir. Peçam idéias aos pais, amigos ou líderes dos jovens para as saídas em grupo. Como introdução, aqui vão algumas sugestões:

• Visitem uma fábrica de doces ou queijo da região ou outro local pitoresco.
• Organizem um jantar coletivo e designem aos participantes certos pratos ou ingredientes.
• Visitem um parque onde possam alimentar pássaros, caminhar, jogar bumerangue, andar de bicicleta ou fazer um piquenique.
• Visitem um museu, aquário ou jardim zoológico. Consultem os jornais ou a Internet para conseguirem descontos ou entradas gratuitas.
• Façam um projeto de serviço. Recolham as folhas caídas no jardim de um vizinho, lavem vidraças ou ajudem em alguma outra necessidade.
• Se quiserem algo mais sossegado, visitem uma biblioteca ou livraria da cidade e folheiem os livros juntos.
• Caso morem numa região com neve abundante, façam um boneco de neve sofisticado juntos. Se morarem perto da praia, façam um castelo de areia. Se preferirem, construam bonecos ou castelos individuais e façam um concurso, pedindo a opinião dos transeuntes.
PUREZA SEXUAL
Mantenham-se sexualmente puros. Não tenham quaisquer relações sexuais antes do casamento. Não participem de conversas ou atividades que despertem desejos sexuais. Não participem de atividades homossexuais. Procurem ajuda se forem vítimas de estupro, incesto ou outro abuso sexual.
“No que tange à intimidade humana, vocês precisam esperar! Devem esperar até poderem doar tudo. E só poderão fazê-lo quando legal e legitimamente casados. Se persistirem em buscar satisfação física sem aprovação divina, correm o terrível risco espiritual e psíquico de debilitarem tanto seu desejo de intimidade física como sua capacidade de dedicarem-se integralmente a um amor verdadeiro no futuro. Pode ser que vocês descubram, horrorizados, que deveriam ter preservado o que gastaram e que só a graça de Deus poderá restituir a virtude que desperdiçaram tão levianamente. No dia de seu casamento, o melhor presente que poderão dar a seu companheiro eterno são vocês mesmos, mas em seu melhor estado, limpos, puros e merecedores da mesma pureza no cônjuge.”

Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum do Doze Apóstolos, “Pureza Pessoal”, A Liahona, outubro de 2000, p. 42.

ARREPENDIMENTO
Por meio da Expiação do Salvador vocês podem receber o perdão e ser limpos de seus pecados ao se arrependerem. Confessem seus pecados ao Senhor e àqueles a quem ofenderam. Se os pecados forem sérios, devem confessá-los para o seu bispo.
“Nosso desejo sincero deve ser o de ter mãos limpas e coração puro: tanto receber a remissão de nossos pecados dia após dia, como andar sem culpa diante de Deus. Ter apenas mãos limpas não será suficiente, quando estivermos diante de Deus, que é puro e que, como “um cordeiro imaculado e incontaminado” (I Pedro 1:19), derramou livremente Seu precioso sangue por nós.”

Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, “Mãos Limpas e Coração Puro”, A Liahona, novembro de 2007, p. 82.

PROSSEGUIR COM FÉ
Os Olhos do Mundo Estão Voltados para Vocês
PRESIDÊNCIA GERAL DAS MOÇAS
Sejam fiéis ao Senhor e a Sua Igreja. Orem regularmente em particular e leiam as escrituras. Guardem seus convênios e ouçam os sussurros do Espírito. O Senhor os ajudará a enfrentar suas provações e desafios.
Agora é o momento de seguir avante com fé. Agora é a hora de integrarem as fileiras dos que guardam os mandamentos de Deus. Esta é a ocasião de exercerem fé em espírito de oração e obediência. Ao exercerem a fé seguindo esses padrões com exatidão, verão que serão felizes e terão mais oportunidades de partilhar o evangelho e suas crenças com os outros. O cumprimento desses padrões os libertará, em vez de os restringir.

Ao seguirem adiante com fé, colherão as bênçãos prometidas e o Senhor lhes derramará Seu Espírito. Com o Espírito como guia, vocês saberão como proceder e reagir em cada situação e guardarão seu convênio batismal de recordá-Lo sempre.

Líderes jovens de todas as épocas foram instados a exercer fé e obedecer com exatidão. Néfi, Joseph Smith, Ruth e muitos outros agiram com fé ao obedecerem ao Senhor e Seus profetas.

Vocês são jovens de nobre estirpe, uma geração real, uma tropa de elite. Sua fé fará toda a diferença num mundo em busca de bondade e luz. O mundo anseia por seu exemplo e liderança. “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5:16).


Nenhum comentário: