As escrituras são muito importantes em nossas vidas e nós da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, marcamos as escrituras, seja ela a Bíblia ou o Livro de Mórmon ou outro livro que fale do Pai Celestial. Aqui estão 9 dicas.
A 1ª é usar cores para codificar as escrituras.
Esta tecnica funciona muito bem com iniciantes, experientes, crianças ou adultos.Para começar é preciso comprar canetas ou lápis de cor de boa qualidade. É preciso verificar se a tinta deles não vai aparecer do outro lado da página já que as folhas das escrituras são muito finas.Podem ser marcadas palavras, frases, versículos ou seções inteiras das escrituras com a cor que vc associar a um tópico ou assunto. A lista de assuntos/cores utilizados pela autora está abaixo, mas pode-se usar mais ou menos topicos/cores em sua propria lista.
1. Vermelho = Pai Celestial, Cristo
2. Pêssego = Espírito Santo
3. Laranja = Caridade, serviço
4. Amarelo Claro = Fé, esperança
5. Amarelo Escuro = Arrependimento
6. Dourado = Criação, Queda
7. Rosa = Retidão das pessoas
8. Verde Claro = Salvação, vida eterna
9. Verde Escuro = Profecias que ainda nao foram cumpridas
10. Azul Claro = Oração
11. Azul Escuro = Iniquidade das pessoas / Trabalhos do mau
12. Roxo = Profecias já cumpridas
13. Marrom = Batismo
As maneiras para marcar podem ser sublinhar todo o versículo ou marcar ao redor dele e qualquer outro versículo correspondente antes e depois deste.Minhas experiência com essa técnica me mostrou que ao me preocupar em encontrar os tópicos da minha lista eu passei a me ater aos detalhes de cada versículo que antes acabavam passando despercebidos e acabei aprendendo muito mais.Pude tb notar coisa interessantes como por exemplo, no livro de Mórmon a marcação para misericórdia aparece em maior número vezes do que justiça e que o lápis usado para marcar quaisquer assuntos relacionados a Jesus Cristo ficou bem menor do que os utilizados para marcar outros temas (fé, escrituras, misericórdia, etc). Sendo assim pude ver que Ele é mais citado do que qualquer outro assunto da minha lista. Outro detalhe importante é não começar com uma lista tão grande. O ideal é ter uns 4 tópicos para encontrar, e nas leituras seguintes (do livro de Mórmon, por exemplo) ir criando novos tópicos. Ao se criar uma lista grande, a leitura pode ficar cansativa por ter que prestar maior atenção e verificar se algum daqueles vários itens aparecem, ou deixar de marcar algum versículo por esquecimento.
Espero que aqueles que não fazem isso, ponha em prática e conheça melhor as Escrituras. Convido a você a fazer uma visita 'a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais próximo de sua casa , as 9 hs da manhã. Serão bem vindos!
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias |
Alguma dúvida pode me contactar, quem sabe posso ajudá-la(o).