Viva
TÉCNICA (14/6/2009)
Respire consciente
Cada ritmo da respiração está associada a uma emoção diferente. É só parar e observar quando estamos ansiosos, estressados ou impacientes. O ar entra e sai de forma descompassada, entrecortada, nos deixando exaustos em pouco tempo. O efeito acumulativo desse mal-estar tem resultados danosos para o organismo, comprometendo a saúde como um todo.
Encontrar o ritmo apropriado e natural de respiração pode nos tirar deste ciclo, descreve a educadora e terapeuta holística Lúcia Rejane de Araújo Barontini, facilitadora do Curso Arte de Viver no qual a técnica de respiração Sudarshan Kriya é ensinada. Sua experiência com o método foi tema da tese de doutorado ´Meditação autobiográfica sobre a arte de viver de Sri Ravi Shankar: aventura, formação, sabedoria e espiritualidade´, apresentada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, em janeiro.
A postura semi lótus é empregada durante o Sudarshan Kriya e a meditação
ADRIANA PIMENTEL
Melhora gradual e contínua
As crises de enxaqueca faziam parte da vida da educadora física Mônica Guedelha, 47 anos. Isso, até outubro de 2007, quando passou a adotar uma postura consciente em relação ao ato de respirar. Hoje ela dedica pelo menos meia hora do seu dia para executar um processo de limpeza do organismo (através da respiração), o que a leva a um estado meditativo natural. Os benefícios diários falam por si: melhora na qualidade do sono, enquanto as crises de enxaqueca são cada vez mais raras.
Resultado semelhante teve a professora da Universidade Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ideusa Lopes, 45 anos. Sua saúde começou a melhorar a partir de outubro de 2008, quando passou a fazer - durante 40 minutos a uma hora por dia - as posturas respiratórias ensinadas por Lúcia Barontini. ´Quando respiramos bem conseguimos acalmar a mente, nos tornando mais conscientes. Também não oscilamos tanto entre o passado e o presente, ao prestarmos mais atenção no presente´, ensina.
A funcionária pública aposentada Judite Carneiro, 72 anos, fortaleceu seus conhecimentos sobre a importância da respiração, na condição de ex-praticante do Yoga, ao adotar a técnica do Sudarshan Kriya. ´Renova o ânimo, proporcionando um bem-estar geral´.
Fonte de vida
´A inspiração é o primeiro ato da nossa vida e também será o último. O que acontece entre este primeiro e último ato é a vida, a qual é sustentada pela nossa capacidade respiratória. Nascemos com uma respiração perfeita, e o que acontece durante a nossa existência é que perdemos este ritmo natural, que é um ritmo que está em todo o universo, de expansão e contração´, descreve Lúcia Rejane Borontini em sua tese.
Conta que com a prática contínua é possível perceber ´benefícios no nível da mente; estados de muita calma e tranqüilidade, maior concentração e atenção. Há um movimento de integração entre inspiração e expiração e até cessação destes movimentos, permanecendo uma respiração interna que não pode ser explicada através de palavras, mas apenas sentida. Estas práticas me traziam maior energia, tornando as tarefas menos cansativas´, conclui a terapeuta.
TOXINAS80% das toxinas do corpo são eliminadas através do controle respiratório alcançado com a Sudarshan Kriya. O objetivo é ensinar o praticante a lidar com as emoções e atingir a correta visão de si mesmo
FIQUE POR DENTRO
Respiração ajuda a eliminar as impurezasO significado da expressão Sudarshan kriya em sânscrito é: Su = correta; Darshan = visão; Kriya = ação purificadora. No Brasil, a técnica é ensinada pela ONG Arte de Viver, fundada em 1982 pelo indiano Sri Ravi Shankar. O método está presente em 150 países, com mais de 20 milhões de alunos.
Segundo o Mestre Ravi Shankar, a respiração guarda os segredos mais profundos da vida; a ligação entre corpo, mente e espírito. No período de 18 a 23 de junho, os fortalezenses poderão conferir mais um curso de respiração Arte de Viver, ministrado por Lúcia Barontini. Inf: (85) 32249832/88181692.
A postura semi lótus é empregada durante o Sudarshan Kriya e a meditação ADRIANA PIMENTEL |
1ª Posição do Pranayama: respiração diafragmática (na parte inferior dos pulmões)
ADRIANA PIMENTEL
2ª Posição do Pranayama: respiração torácica (parte média dos pulmões) ADRIANA PIMENTEL |
3ª Posição é a respiração que aquece e limpa as narinas, além dos canais energéticos ADRIANA PIMENTEL |
GIOVANNA SAMPAIO - Editora
Aproveito para convidar pelo nome da Professora Lúcia Rejane, minha imã, para o Próximo Curso Arte de Viver em Fortaleza
Data:
Local:
Horários:
Sábado e Domingo:
Inscrições:
“Meditação é aceitar o momento e viver todos os momentos de forma plena e profunda. Apenas este entendimento e alguns dias de prática de meditação podem mudar a qualidade de sua vida."
Sri Sri Ravi Shankar
Agradeço o seu comentário