Igreja SUD Mundial

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com sede na cidade de Salt Lake, USA, tem cerca de 12 milhões de membros. Mais da metade dos membros moram fora dos Estados Unidos.

Neste Blog estou aqui para dá nóticias de todos os lugares da Igreja Sud e tornar este Blog o seu kantinho para todos os leitores.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Mision Cumplida - Chile

13.10.2010 
Por César Illiano e Terry Wade

 Foto tirada dentro  da mina, depois dos resgate, pelos Paramédicos - Mais de 22 horas

ACAMPAMENTO ESPERANÇA, Chile (Reuters) - Todos os 33 mineiros presos nas entranhas do Chile voltaram a ver o mundo na quarta-feira, em um emocionante e histórico resgate que pôs fim à angústia de mais de dois meses.
Entre gritos de felicidade, aplausos e festejos, os homens que estiveram 69 dias isolados na mina San José emergiram à superfície, um de cada vez, na diminuta cápsula Fênix, depois de percorrerem 622 metros num túnel escavado na rocha sólida para esse fim.
Especial Chile
Sirenes soaram e balões com as cores nacionais do Chile foram soltos no ar, funcionários se abraçaram e familiares correram para receber o último dos sobreviventes, o chefe da mina.
"Espero que isso nunca mais volte a acontecer", disse o mineiro Luis Urzúa. "Graças a todos, graças a todos os socorristas, graças a todo o Chile", afirmou ele, quem liderou os mineiros durante todo o tempo, planejou as atividades e ações diárias e organizou os turnos.

Os trabalhadores foram resgatados em uma operação sem falhas e que acontece de forma mais rápida que o esperado, acompanhada por milhões de pessoas de todo o mundo.
"Eu o recebo e o cumprimento porque você cumpriu com seu dever, saindo por último como faz um bom capitão", disse o presidente chileno, Sebastián Piñera, a Urzúa depois de abraçá-lo.
"Quero agradecer... os milhares e milhares que trabalharam incansavelmente para que vocês estivessem conosco", acrescentou o presidente entre aplausos e depois de dar o conhecido grito de comemoração no país: "Viva o Chile".
Os mineiros ficaram presos na mina San José por causa de um desabamento em 5 de agosto. Durante 17 dias, acreditou-se que eles estavam mortos, até que uma pequena sonda conseguiu chegar à área onde eles se encontravam, trazendo de volta um bilhete que se tornou famoso: "Estamos bem no refúgio os 33".
"Nascemos todos de novo. O coração estava me saindo pela boca", comentou Yessenia Segovia ao ver a subida de seu irmão Víctor Segovia, que escreveu dezenas de páginas dentro da mina, contando a história da tragédia.
Carlos Bugueño, de 27 anos, foi o 23o a ser resgatado. Como todos os demais, chegou num traje especial, para enfrentar a drástica diferença térmica, e com óculos escuros, para proteger a vista após o prolongado período na escuridão.
"Bem-vindo de volta à vida", lhe disse Piñera, dando-lhe um abraço.
Agora, o mineiro Ariel Ticona poderá conhecer sua filha batizada de Esperanza (Esperança), que nasceu há algumas semanas enquanto ele estava preso há quase 700 metros de profundidade.
Todos os mineiros foram levados de maca para um hospital de campanha montado ao lado do poço, e de lá para um centro médico na cidade de Copiapó. Em geral, apresentam boas condições de saúde. Somente um apresentava um quadro de pneumonia e estava sendo tratado com antibióticos, disse a jornalistas o ministro da Saúde, Jaime Mañalich.
A operação foi acompanhada ao vivo por televisões do mundo inteiro e por milhões de espectadores, segundo as autoridades.
Os familiares pediram que a mina, que autoridades já adiantaram que será fechada, se transforme em uma espécie de santuário onde possam ir a agradecer pelo milagre.
Parto da montanha
A operação de resgate acabou aproximando Chile e Bolívia, países vizinhos que não mantêm relações diplomáticas por causa de uma guerra no século 19, que privou os bolivianos do acesso ao mar.
Um dos mineiros é boliviano, e o presidente Evo Morales foi à mina San José para encontrá-lo e para agradecer Piñera pelos esforços.
Morales ofereceu casa e trabalho para o mineiro Carlos Mamani, que no entanto ficou de pensar melhor, segundo um dos seus dez irmãos, que viajou numa caravana de 35 parentes de Cochabamba até o hospital de Copiapó.
"Ele é um chileno a mais, assim deveríamos ser todos os países, todos irmãos," disse Víctor Zamora, outro mineiro resgatado, referindo-se a Mamani quando ainda era levado para o hospital de campanha.
Outro trabalhador, Edison Peña, fã de Elvis Presley, recebeu dos Estados Unidos um convite para visitar Graceland, a mansão do cantor morto em 1977.
A festa no Chile começou logo depois da meia-noite, quando buzinas, aplausos e sinos soaram no país inteiro para celebrar o "parto da montanha."
O mineiro Mario Gómez, o mais velho do grupo, contou o que viveu aos presidentes do Chile e da Bolívia.
"A única coisa que eu queria era chegar em cima. A vida é uma só, e aqui a gente pensa que é preciso mudar. Eu mudei, sou um homem diferente", afirmou.
Com um humor indestrutível, Mario Sepúlveda, o segundo a ser resgatado, apareceu com uma sacola amarela, da qual tirou pedaços de pedra que distribuiu como uma espécie de souvenir, inclusive ao presidente Piñera.
"Estou muito contente!", gritou Sepúlveda, rindo, socando o ar e abraçando todos os que estavam à sua frente. Mas ele também soube falar a sério.
"Estive com Deus e estive com o diabo. Os dois brigaram por mim, e Deus venceu", disse ele numa entrevista coletiva posterior, na qual cobrou mudanças abrangentes para garantir a segurança dos trabalhadores.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou a operação. "Esse resgate é uma homenagem não só à determinação dos trabalhadores de resgate e ao governo chileno, como também para a unidade e a determinação dos chilenos, que inspirou o mundo", afirmou.
Ele não foi o único a felicitar o Chile. Piñera recebeu também telefonemas dos seus colegas do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; da Argentina, Cristina Kirchner; do Peru, Alan García; do México, Felipe Calderón; e da Venezuela, Hugo Chávez.
(Com reportagem adicional de Antonio de la Jara, Fabián Cambero e Ignacio Badal, em Santiago; e de Juana Casas, em Copiapó)


A repercussão do resgate no Chile entre chefes de Estado


O resgate dos 33 mineiros no Chile tem repercussão no mundo inteiro. Diversos chefes de Estado se mostraram emocionados com a operação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou nesta quarta-feira para o líder chileno, Sebastián Piñera, e o parabenizou pelo sucesso da operação de resgate dos mineiros presos há mais de dois meses debaixo da terra. Em um telefonema de 10 minutos, Lula deu os parabéns a Piñera pelo "trabalho extraordinário" e disse que "todo mundo está orgulhoso desse resgate".


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que o resgate dos mineiros presos no Chile é uma inspiração para o mundo. "Quero expressar a esperança do povo norte-americano de que todos os mineiros que estão presos debaixo da terra vão retornar a salvo para casa o mais breve possível", disse Obama nos jardins da Casa Branca. Ele assistiu ao resgate pela TV.
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, agradeceu hoje os 33 mineradores presos no Chile durante 70 dias a "lição de solidariedade e fraternidade que deram ao mundo". O chefe do Estado francês destacou a "coragem excepcional" e a "grande dignidade" que demonstraram os mineradores "em condições extremas", segundo um comunicado da Presidência francesa.
O presidente do Peru, Alan García, felicitou por telefone seu colega do Chile, Sebastián Piñera, pelo "sucesso" da operação de resgate dos mineradores presos na mina San José e assinalou que essa operação é um "milagre" e a "presença de Cristo".
Já a presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, se expressou pelo Twitter: "Chi, chi, chi, le, le, le", exclamou, após se comunicar com o colega chileno, Sebastián Piñera, para cumprimentá-lo pelo resgate dos 33 mineradores presos no norte do país. "Eu disse a Sebastián (Piñera) que isto é um afago de Deus, depois da tragédia de fevereiro", destacou a presidente através da rede social, ao se referir ao terremoto que atingiu o Chile no início deste ano.
O presidente da Bolívia, Evo Morales, foi à cidade de Copiapó, no norte do Chile, próxima à mina San José, de onde foi resgatado o boliviano Carlos Mamani, um dos 33 mineiros presos desde 5 de agosto. "Em nome do governo nacional, não sei como agradecer este esforço. Será histórico, inédito e inesquecível para o povo boliviano resgatar com vida tantos mineiros e o companheiro irmão Carlos", disse Morales à Televisão Nacional de Chile.
O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, exclamou nesta quarta-feira "viva Chile, viva os mineiros", ao celebrar o resgate na mina San José. "Felicito os mineiros e suas famílias, que nos emocionaram com sua coragem, sentido de grupo e união. Abraço todos os chilenos e chilenas, que mantiveram a esperança nesta longa e tensa vigília de mais de dois meses", assinalou o chileno Insulza.

O resgate dos mineiros passo a passo e o que eles fizeram ao sair


O primeiro mineiro a ser resgatado da mina San José, depois de 69 dias de isolamento, foi Florencio Ávalos, e por último saiu o líder do grupo, Luis Urzúa, coroando um resgate espetacular que mobilizou a atenção do planeta.  Foto:Juan Mabromata/AFP

1 hora, 7 minutos atrás
MINA SAN JOSE, Chile (AFP) - O primeiro mineiro a ser resgatado da mina San José, depois de 69 dias de isolamento, foi Florencio Ávalos, e por último saiu o líder do grupo, Luis Urzúa, coroando um resgate espetacular que mobilizou a atenção do planeta.

A seguir uma lista com a ordem de saída dos mineiros e como eles se comportaram ao chegar à superfície:

1- Florencio Ávalos: 31 anos, capataz, casado. Irmão de Renán, outro mineiro preso sob a terra. Na saída, foi recebido pela mulher Mónica e pelo filho Byron, que chorou muito ao ver o pai.
2- Mario Sepúlveda: 40, eletricista, casado. Subiu o túnel gritando dentro da cápsula de resgate e na saída distribuiu pedras trazidas da mina às autoridades. Foi o apresentador da maioria dos vídeos do grupo.
3- Juan Illanes: 52, mineiro, casado. Veterano do conflito fronteiriço entre Chile e Argentina em 1978. Foi abraçado pela mulher e saudou as autoridades presentes.
4- Carlos Mamani: 23, operador de máquinas pesadas, casado e pai de uma filha. Boliviano e único estrangeiro do grupo. Ele se ajoelhou ao deixar a cápsula e foi recebido pela esposa e pelo presidente do Chile, que exibiam bandeiras da Bolívia.
5- Jimmy Sánchez: 19, mineiro, solteiro e o mais jovem do grupo. Muito emocionado ao deixar a cápsula, foi recebido pelo pai.
6- Osman Araya: 30, mineiro, casado, com três filhos. Ao deixar o local, abraçou a esposa Angélica.
7- José Ojeda: 46, encarregado de perfuração, viúvo, diabético e autor da famosa mensagem "Estamos bem no refúgio, os 33". Foi recebido pela filha, que tinha uma bandeira do Chile nas mãos.
8- Claudio Yáñez: 34, operador de máquina, duas filhas. Foi recebido com um longo abraço da companheira, com quem prometeu se casar antes de deixar a mina. O momento foi registrado por uma das filhas com uma câmera de vídeo.
9- Mario Gómez: 63, motorista, casado e com quatro filhas. É o mais experiente do grupo, filho de mineiro. Foi recebido pela mulher, e depois de abraçá-la, ajoelhou-se para rezar.
10- Alex Vega: 32, mecânico de máquinas pesadas, casado. No dia 22 de setembro, celebrou o aniversário no interior da mina. Fez o sinal da cruz e em seguida abraçou a esposa, Jéssica Salgado.
11- Jorge Galleguillos: 56, mineiro experiente, casado, sofre de hipertensão. Foi recebido pelo presidente Sebastián Piñera e seu colega da Bolívia, Evo Morales, que chegou ao local para visitar o compatriota Carlos Mamani, o quarto resgatado. "Bem-vindo à vida", disse Piñera ao abraçar o mineiro.
12- Edison Peña: 34, mineiro, solteiro, havia manifestado o desejo de ser resgatado o mais rápido possível. "Obrigado por acreditar que estávamos vivos", disse ao presidente Sebastián Piñera.
13- Carlos Barrios: 27, mineiro, solteiro. O mineiro deu um longo abraço no pai, Antenor Barrios, que não conteve o choro. "Obrigado a todos", afirmou Carlos para as equipes de resgate.
14- Víctor Zamora: 33, mecânico, casado. Ao sair, abraçou a esposa, Jessica, grávida de três meses. "Víctor, nós estamos agradecidos por vocês, porque nos deram um exemplo de companheirismo", disse o presidente chileno. "Muito obrigado", respondeu o mineiro, visivelmente emocionado.
15- Víctor Segovia: 48, eletricista, casado, escreveu um diário dos quase 70 dias de isolamento. Ao deixar o túnel foi saudado pelo presidente Sebastián Piñera. "Obrigado por tua liderança; vamos ler suas notas", disse Piñera ao mineiro.
16- Daniel Herrera: 27 anos, casado, o último do grupo dos mineiros considerados mais frágeis por suas condições físicas. Deixou de ser taxista para virar motorista de caminhão na mina de San José, onde começou a trabalhar em janeiro deste ano. Foi saudado carinhosamente por sua mãe, Alicia Campos. Também foi abraçado pela primeira-dama Cecilia Morel.
17- Omar Reygadas: 56, eletricista, casado, recém-contratado para trabalhar na mina. Agradeceu às autoridades e, depois de deitar na maca, exibiu uma bandeira do clube Colo Colo - o mais popular do país- e a beijou várias vezes.
18- Esteban Rojas: 44, encarregado de manutenção, saiu às 14h50, se ajoelhou e ergueu as mãos para o céu. Depois abraçou a esposa, Jessica Yáñez, a quem - depois de 25 anos de casamento civil - prometeu se casar na Igreja, numa carta que enviou enquanto estava na mina.
19- Pablo Rojas: 45 anos, encarregado de explosivos, casado. Trabalhava há menos de seis meses na mina. Abraçou efusivamente o ministro de Mineração, Laurence Golborne, e também saudou com os braços erguidos os socorristas. É primo de Esteban Rojas.
20- Darío Segovia: 48 anos, operador de máquina, casado. Foi recebido pela esposa, Jessica Chille, que tirou várias fotografias do marido enquanto ele saía da cápsula. Depois, se abraçaram longamente.
21- Yonni Barrios: 50, eletricista, casado e encarregado do acompanhamento médico dos mineiros por seus conhecimentos de enfermagem. No exterior da mina San José, duas mulheres que disseram ser suas companheiras travaram uma disputa que terminou em briga. Por fim sua amante, Susana, o recebeu com um longo abraço na saída do duto.
22- Samuel Ávalos: 43, mineiro, casado e com antecedentes no uso de entorpecentes. Ao sair à superfície, beijou longamente sua esposa Ruth, com a qual tem quatro filhos. Apesar do sobrenome, não é irmão de Florencio nem de Renán Avalos, presos junto com ele na mina San José.
23- Carlos Bugueño: 27, mineiro, solteiro. Ao sair da cápsula, ficou abraçado por um longo tempo com a mãe, que esteve à sua espera no acampamento desde o primeiro dia do acidente, e posteriormente cumprimentou o presidente Sebastián Piñera, quem deu boas-vindas "à vida".
24- José Henríquez: 54, encarregado de perfuração, casado e guia espiritual dos mineiros. Sua esposa não conseguiu conter o choro ao ver o marido sair da cápsula, abraçando-o longamente, e ambos levantaram as mãos em um sinal de êxito e felicidade.
25- Renán Ávalos: 29, mineiro, solteiro, irmão de Florencio Ávalos. O mineiro abraçou sua companheira por longos segundos, enquanto o restante da família Ávalos se abraçava no acampamento, ao ver libertado o segundo dos irmãos soterrados.
26- Claudio Acuña: 44, operador de perfuradora, solteiro, trabalhava na mina há apenas três dias antes do soterramento. O mineiro foi direto para os braços da mulher, a quem deu um grande abraço que também incluiu a filha de dois anos, que chorava, e posteriormente entrou no hospital de campanha envolto numa bandeira chilena.
27- Franklin Lobos: 53, motorista, solteiro e ex-jogador profissional de futebol. Foi recebido por sua filha, Carolina Lobos, que o abraçou entre soluços e lhe entregou uma bola com a frase "estamos te esperando", que Lobos utilizou para fazer embaixadinhas, cumprimentando logo depois o presidente Sebastián Piñera.
28- Richard Villarroel: 27, mecânico, solteiro. O mineiro foi recebido com lágrimas pelos irmãos e pela mãe, que pensava que seu filho era comerciante porque Villarroel nunca contou que trabalhava em uma mina. A mãe de seu futuro filho está perto de dar à luz, e por isso precisou assistir ao resgate de casa.
29- Juan Aguilar: 49, supervisor, casado. Após 19 anos trabalhando como mineiro e quase 70 dias preso pelo desmoronamento, Aguillar foi recebido pela mulher, que abriu passagem entre técnicos e funcionários para beixar o marido assim que ele saiu da cápsula de resgate.
30- Raúl Bustos: 40, mecânico hidráulico, casado. Trabalhava como mecânico nos estaleiros da Marinha chilena em Talcahuano, porto destruído pelo tsunami de 27 de fevereiro. O mineiro foi recebido com um beijo por sua sorridente mulher, Carola Narvaez, e disse ao presidente Sebastián Piñera, a quem saudou com um abraço, que seguisse "pelo mesmo caminho".
31- Pedro Cortez: 24, eletricista, solteiro, pai de uma filha. Vítima de um acidente anterior que lhe custou um dedo, o mineiro foi recebido por sua prima pequena, que se derramou em lágrimas e abraçou o tio.
32- Ariel Ticona: 29, motorista de máquina pesada, casado. Recebido por sua esposa, Elizabeth, a quem abraçou e beijou em meio a risos e lágrimas, Ticona ganhou sua terceira filha durante os 69 dias sob a terra, e a chamou de Esperanza.
33- Luis Urzúa: 54, topógrafo, chefe de turno, casado e lider do grupo. Abraçado por seu filho com grande emoção e recebido pelo presidente chileno, Sebastián Piñera, o "chefe" emergiu do túnel de resgate às 21H55. Urzúa conversou durante um bom tempo com Piñera, antes cantar o hino nacional e apertar a mão de diversos funcionários do governo e de socorristas.
Com a saída dos 33 mineiros, permaneceram no fundo da mina 6 socorristas que organizaram os trabalhos de resgate e serão içados nas próximas horas.

Nenhum comentário: