Igreja SUD Mundial

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com sede na cidade de Salt Lake, USA, tem cerca de 12 milhões de membros. Mais da metade dos membros moram fora dos Estados Unidos.

Neste Blog estou aqui para dá nóticias de todos os lugares da Igreja Sud e tornar este Blog o seu kantinho para todos os leitores.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Icapuí


Fotos de Icapuí - Praia de Barreiras vista do alto


O infinito coqueiral, marca registrada do município de Icapuí, abraça o oceano por toda a extensão costeira da cidade. Do alto da praia de Barreiras de Baixo (ou Barreiras da Sereia), podemos ver esse "namoro" da natureza em uma paisagem que enche os olhos de quem ver. Parada obrigatória para quem gosta de admirar um belíssimo visual.

“Salve terra de verdes coqueiros”, diz os versos do hino da cidade de Icapuí. Situada no extremo leste do Ceará, encanta não somente pelo vasto coqueiral - as belezas naturais do município estão presentes em cada detalhe, cada curva que o vento dar. O mar verde dos coqueiros se confunde com o mar azul do infinito, bordado com falésias exóticas e misteriosas. A tranqüilidade das ondas abraça os pescadores e suas embarcações. O povo, “que é grande, generoso e feliz de verdade”, estão nos versos do mesmo hino, num misto de beleza e magia presentes neste pequeno paraíso.

As praias têm uma silhueta única, onde cada curva desnuda uma paisagem diferente. É como se Icapuí fosse todos os lugares em um só. Cada pedra à beira-mar parece ter uma história para nos contar, e cada vela de jangada exibe a altivez de um povo simples e acolhedor. As falésias compõem um cenário místico, intrigante às vezes, que atrai os olhares curiosos de quem por aqui passa. As dunas serpenteiam sobre a vegetação e dançam com o vento, numa eterna música que transforma a paisagem a todo instante.

As histórias, os mitos e as lendas estão presentes em cada uma dessas paisagens. Há sereias encantadas que habitam a “pedra da moça”, há vestígios de holandeses que remontam a história do descobrimento do Brasil. Há contos de pescadores em suas aventuras em alto-mar. Mar esse que, de vez em quando, confunde-se com o azul do céu.

Em Icapuí você também encontra árvores que moram no mar, moradia de uma infinidade de espécies da fauna e da flora; rios que não são rios, mas que abrigam o descanso dos barcos trabalhadores. Tem o mar que vai embora e quase esquece de voltar, mas sempre volta - ou pra ver o sol dormir, ou pra ver ele acordar. Tem praias onde a paisagem é somente a praia, nada mais. Uma extensa faixa de litoral que humildemente diz a todos: “aqui, o Ceará termina ou começa”.

Fotógrafo Alex Uchôa mostra as belezas de Icapuí em sua exposição

Foto: ClaudiMar
O Caderno 3 do Diário do Nordeste de hoje (9/10), traz matéria sobre exposição de fotos do fotógrafo Alex Uchôa, que está em cartaz no Espaço Cultural Correios, na capital cearense. As fotos exibem a exuberância de 20 praias do estado e Icapuí não poderia ficar de fora.

No Ceará é assim

Exposição com registros das praias de 20 municípios cearenses, feitos pelo fotógrafo Alex Uchôa, está em cartaz no Espaço Cultural Correios

Ao longo de 12 anos, o fotógrafo Alex Uchôa vem se dedicando a registrar as paisagens naturais. Desta vez, a atenção se volta para as praias do Estado, na exposição "Ceará - Um Litoral Único", em cartaz no Espaço Cultural Correios, até 6 de novembro. Com 40 imagens, a mostra traz, além da natureza, a cultura e o estilo de vida de 20 municípios litorâneos do estado. "Desde que comecei a fotografar venho acumulando esse material. Como foi se aproximando o dia da exposição, tive de ir atrás de registros de Itapipoca, Barroquinha, Amontada e Itarema, que ainda não havia feito", conta o pernambucano, que mora no Ceará desde 1992.
...
Nas fotos, aparece o conjunto de dunas móveis e fixas de Jericoacoara até Camocim. Já entre Aracati e Icapuí, surgem as falésias de variadas cores e formas; em Aquiraz e Cascavel, rios que atravessam mangues e dunas até desembocar no mar; e em Trairi e Paracuru, espaço para as piscinas naturais. Além desses, também fazem parte da exposição Fortaleza, Fortim, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paraipaba, Itapipoca, Amontada, Itarema, Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Camocim e Barroquinha.


Visitem Icapuí!

Nenhum comentário: