Igreja SUD Mundial

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com sede na cidade de Salt Lake, USA, tem cerca de 12 milhões de membros. Mais da metade dos membros moram fora dos Estados Unidos.

Neste Blog estou aqui para dá nóticias de todos os lugares da Igreja Sud e tornar este Blog o seu kantinho para todos os leitores.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Mineiros resgatados passam bem

Parte dos mineiros resgatados no Chile pode ter alta ainda hoje

O estado de saúde dos 33 homens que terminaram de ser resgatados na noite de ontem de uma mina no norte do Chile "foi uma surpresa" positiva para os médicos, o que poderia fazer com que alguns deles recebessem alta na tarde de hoje.

O subdiretor médico do hospital de Copiapó para onde eles foram transferidos, Jorge Montes, afirmou que "a maioria dos mineiros se comportaram muito bem do ponto de vista médico".

O profissional confirmou ainda que os operários recebem supervisão psicológica, e muitos deles "evoluíram perfeitamente bem". "A situação que se tem hoje sobre o estado de saúde dos 33 mineiros é bastante auspiciosa", completou.

Luz natural

Montes comentou que os olhos dos homens estão em bom estado e que eles "se acostumaram muito bem à luz natural". Ao serem levados à superfície, todos eles traziam óculos escuros para proteger a visão, acostumada à escuridão depois de mais de dois meses a cerca de 700 metros de profundidade.

O médico também disse que os operários "suportaram de forma notável o estresse" e que inclusive "alguns podem receber alta antes das 48 horas (previstas inicialmente para os exames), especificamente esta tarde".

"Calculamos que às 16h (mesmo horário de Brasília) poderiam deixar o hospital alguns mineiros, calculamos entre duas a três pessoas", explicou ele.

Otimismo

Por sua parte, o ministro de Saúde do Chile, Jaime Mañalich - que acompanhou as atividades de resgate - havia garantido que "nossos mineiros estão no hospital bem os 33".

Dessa forma, o titular parafraseou a primeira mensagem enviada pelos homens quando eles foram encontrados com vida em 22 de agosto, 17 dias depois do desmoronamento que bloqueou a saída da mina San José. O bilhete dizia "estamos bem no refúgio os 33".

"Os 33 mineiros passaram uma boa noite, estão felizes de estar de volta à superfície e não vemos nenhum problema", garantiu Montes, assinalando que "alguns deles têm algum tipo de complicação menor, mas nada" que exija muito cuidado.

Sobre o mais velho do grupo, Mario Gómez, de 63 anos, que trabalha com mineração desde garoto e sofre de silicose (doença comum entre profissionais do ramo), afirmou que sua saúde "evoluiu perfeitamente", com tratamento antibiótico, entre outros, e que os médicos esperam "tê-lo rapidamente de volta a sua casa".

Nenhum comentário: