Igreja SUD Mundial

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com sede na cidade de Salt Lake, USA, tem cerca de 12 milhões de membros. Mais da metade dos membros moram fora dos Estados Unidos.

Neste Blog estou aqui para dá nóticias de todos os lugares da Igreja Sud e tornar este Blog o seu kantinho para todos os leitores.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Mitti Romeney, candidato à Casa Branca - EUA


Mitt Romney, um republicano que precisa convencer a direita americana
04 de janeiro de 2012  11h01




DES MOINES, EUA, 4 Jan 2012 (AFP) -Mitt Romney, que ganhou o cáucus realizado na terça-feira em Iowa por uma diferença de apenas oito votos sobre o ex-senador Rick Santorum, reforça seu status de favorito entre os candidatos republicanos à Casa Branca, apesar das dúvidas dos conservadores sobre sua capacidade de defender os valores tradicionais do partido.



Filho de um ex-governador republicano de Michigan (norte), que em 1968 foi mal sucedido na eleição republicana, Mitt Romney, de 64 anos, entrou para a política tarde. Diplomado em Harvard, este ex-empresário fez fortuna à frente do fundo de investimento Bain Capital.
Foi governador de Massachusetts (nordeste) de 2002 a 2006, mas sofreu duas grandes derrotas: em 1994, candidato ao Senado, foi derrotado por Ted Kennedy, irmão do ex-presidente assassinado. Em 2008, a nomeação republicana lhe escapou em favor de John McCain.
Mas é preciso mais para derrubar a tenacidade deste Mórmon.
Quando voou para a França como missionário de sua igreja em 1966, Romney ficou 30 meses estudando a Bíblia, francês e indo de porta em porta com seus correligionários na tentativa de convencer as pessoas. Assim aprendeu a ser perseverante.
Quatro décadas depois, é o eleitorado republicano que ele precisa convencer. Seus oponentes conservadores o acusam de criar em Massachusetts um sistema de seguro de saúde que se parece com a reforma imposta em 2009 por Barack Obama em nível nacional.
Mitt Romney se defende explicando que o que se aplica a um estado não se aplica a todo o país e que a sua primeira decisão como presidente seria abolir a reforma de Obama.
Um mórmon mal visto pelos evangélicos Seu rótulo de moderado é uma deficiência em uma campanha republicana que pende para a direita. Sua fé mórmon não é bem vista entre os evangélicos, que constituem um segmento importante do eleitorado conservador. Constante nas sondagens nacionais, ele nunca superou os 25% dos votos.
Físico atlético, queixo quadrado, têmporas grisalhas: Mitt Romney tem um aspecto agradável, mas, muitas vezes, é criticado por sua atitude "robótica", ao recitar sua lição aos eleitores, e por falta de espontaneidade.
À frente de um rolo compressor eleitoral e confortavelmente cheio de reservas financeiras, o candidato também joga com um trunfo: sua carreira de empresário distante dos corredores de Washington, tão odiado dos eleitores republicanos.
"Mitt não é um político de carreira. Ele passou a maior parte de sua carreira no setor privado, o que lhe deu um conhecimento profundo do funcionamento da nossa economia", assegura sua biografia oficial.
Com essa garantia, se apresenta como o único candidato capaz de vencer Barack Obama.
Mitt Romney também ficou conhecido como o salvador dos Jogos Olímpicos de Inverno em Salt Lake City, Utah (oeste) em 2002, que arriscava falir depois de seguidos erros de gestão.
O sucesso financeiro desses jogos o transformaram em herói, tanto em Utah, estado sede da igreja mórmon, como em todo o país.

Nenhum comentário: