Igreja SUD Mundial

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com sede na cidade de Salt Lake, USA, tem cerca de 12 milhões de membros. Mais da metade dos membros moram fora dos Estados Unidos.

Neste Blog estou aqui para dá nóticias de todos os lugares da Igreja Sud e tornar este Blog o seu kantinho para todos os leitores.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Respire consciente

Viva

TÉCNICA (14/6/2009)

Respire consciente

Encontrar o ritmo apropriado e natural da respiração pode nos tirar do ciclo vicioso de estresse



Cada ritmo da respiração está associada a uma emoção diferente. É só parar e observar quando estamos ansiosos, estressados ou impacientes. O ar entra e sai de forma descompassada, entrecortada, nos deixando exaustos em pouco tempo. O efeito acumulativo desse mal-estar tem resultados danosos para o organismo, comprometendo a saúde como um todo.

Encontrar o ritmo apropriado e natural de respiração pode nos tirar deste ciclo, descreve a educadora e terapeuta holística Lúcia Rejane de Araújo Barontini, facilitadora do Curso Arte de Viver no qual a técnica de respiração Sudarshan Kriya é ensinada. Sua experiência com o método foi tema da tese de doutorado ´Meditação autobiográfica sobre a arte de viver de Sri Ravi Shankar: aventura, formação, sabedoria e espiritualidade´, apresentada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, em janeiro.

A postura semi lótus é empregada durante o Sudarshan Kriya e a meditação
ADRIANA PIMENTEL

Melhora gradual e contínua

As crises de enxaqueca faziam parte da vida da educadora física Mônica Guedelha, 47 anos. Isso, até outubro de 2007, quando passou a adotar uma postura consciente em relação ao ato de respirar. Hoje ela dedica pelo menos meia hora do seu dia para executar um processo de limpeza do organismo (através da respiração), o que a leva a um estado meditativo natural. Os benefícios diários falam por si: melhora na qualidade do sono, enquanto as crises de enxaqueca são cada vez mais raras.

Resultado semelhante teve a professora da Universidade Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ideusa Lopes, 45 anos. Sua saúde começou a melhorar a partir de outubro de 2008, quando passou a fazer - durante 40 minutos a uma hora por dia - as posturas respiratórias ensinadas por Lúcia Barontini. ´Quando respiramos bem conseguimos acalmar a mente, nos tornando mais conscientes. Também não oscilamos tanto entre o passado e o presente, ao prestarmos mais atenção no presente´, ensina.

A funcionária pública aposentada Judite Carneiro, 72 anos, fortaleceu seus conhecimentos sobre a importância da respiração, na condição de ex-praticante do Yoga, ao adotar a técnica do Sudarshan Kriya. ´Renova o ânimo, proporcionando um bem-estar geral´.

Fonte de vida
´A inspiração é o primeiro ato da nossa vida e também será o último. O que acontece entre este primeiro e último ato é a vida, a qual é sustentada pela nossa capacidade respiratória. Nascemos com uma respiração perfeita, e o que acontece durante a nossa existência é que perdemos este ritmo natural, que é um ritmo que está em todo o universo, de expansão e contração´, descreve Lúcia Rejane Borontini em sua tese.

Conta que com a prática contínua é possível perceber ´benefícios no nível da mente; estados de muita calma e tranqüilidade, maior concentração e atenção. Há um movimento de integração entre inspiração e expiração e até cessação destes movimentos, permanecendo uma respiração interna que não pode ser explicada através de palavras, mas apenas sentida. Estas práticas me traziam maior energia, tornando as tarefas menos cansativas´, conclui a terapeuta.

TOXINAS80% das toxinas do corpo são eliminadas através do controle respiratório alcançado com a Sudarshan Kriya. O objetivo é ensinar o praticante a lidar com as emoções e atingir a correta visão de si mesmo

FIQUE POR DENTRO

Respiração ajuda a eliminar as impurezas
O significado da expressão Sudarshan kriya em sânscrito é: Su = correta; Darshan = visão; Kriya = ação purificadora. No Brasil, a técnica é ensinada pela ONG Arte de Viver, fundada em 1982 pelo indiano Sri Ravi Shankar. O método está presente em 150 países, com mais de 20 milhões de alunos.

Segundo o Mestre Ravi Shankar, a respiração guarda os segredos mais profundos da vida; a ligação entre corpo, mente e espírito. No período de 18 a 23 de junho, os fortalezenses poderão conferir mais um curso de respiração Arte de Viver, ministrado por Lúcia Barontini. Inf: (85) 32249832/88181692.




Clique para Ampliar
A postura semi lótus é empregada durante o Sudarshan Kriya e a meditação
ADRIANA PIMENTEL

Clique para Ampliar
1ª Posição do Pranayama: respiração diafragmática (na parte inferior dos pulmões)
ADRIANA PIMENTEL
Clique para Ampliar
2ª Posição do Pranayama: respiração torácica (parte média dos pulmões)
ADRIANA PIMENTEL
Clique para Ampliar
3ª Posição é a respiração que aquece e limpa as narinas, além dos canais energéticos
ADRIANA PIMENTEL




GIOVANNA SAMPAIO -    Editora

Aproveito para convidar pelo nome da Professora Lúcia Rejane, minha imã, para  o Próximo Curso Arte de Viver em Fortaleza
Data: 03 à 06 de dezembro
Local: Rua Israel Bezerra, 186 - Dionísio Torres
Horários:19h30 às 22h30
Sábado e Domingo: 9h às 17h
Inscrições: [85] 8818 1692



“Meditação é aceitar o momento e viver todos os momentos de forma plena e profunda. Apenas este entendimento e alguns dias de prática de meditação podem mudar a qualidade de sua vida."
Sri Sri Ravi Shankar




Agradeço o seu  comentário 

2 comentários:

Jeferson Cardoso disse...

Incrível como os assuntos se atraem e se completam. Ainda hoje eu lia “O Corpo Tem Suas Razões”, e justamente o capitulo onde é revelada a predileção da inspiradora da Thérése pelos exercícios respiratórios.
Agora aqui tenho uma verdadeira aula de equilíbrio bio-psíquico alimentado inclusive pelo maná da respiração.

Gisa, foi um prazer te ler. Parabéns por sua postagem! Um grande abraço!

“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

Gostaria de lhe convidar para que comentasse o meu Lobato e O Rato. Ok?
http://jefhcardoso.blogspot.com de blog em blog.

Respire com Consciência disse...

A RESPIRAÇÃO CONSCIENTE NOS TRAZ PARA A PRESENÇA DE NÓS MESMOS.
É SEMPRE BOM LER COISAS BOAS E VERDADEIRAS.

Abs